O desafio: transformar território em narrativa, e cultura em experiência sensível
Há 13 anos na estrada, a Fartura mapeia os caminhos do ingrediente, da origem ao prato, da roça ao festival, da memória ao futuro. São mais de 80 mil quilômetros percorridos, 300 cidades visitadas, 700 histórias escutadas e registradas com cuidado.
E, como toda boa viagem, ela precisa ser contada.
Foi aí que entrou a Odd Comunicação!
Mais do que criar uma identidade visual, a missão era dar forma, cor, som e textura a tudo o que é sentido nas cozinhas, mercados e margens do Brasil.
Traduzir a diversidade da gastronomia brasileira em uma linguagem contemporânea, empática e acessível, sem perder a alma.
A resposta: design que escuta, comunicação que sente
Para isso, a Odd se debruçou sobre o campo com o mesmo cuidado de quem escolhe a lenha certa para o fogo.
Com olhos atentos e escuta aberta, mergulhamos na essência do território para revelar sua potência regional de Minas Gerais.
Cada peça da Expedição Fartura - Caminhos por Minas nasce da mistura entre sensibilidade e estratégia.
A identidade da temporada parte da própria terra: tons terrosos, traços orgânicos, mapas afetivos, texturas que remetem à fumaça da brasa, à poeira da estrada.
Foi com esse olhar que acompanhamos o chef Yves Saliba em sua jornada pelo Norte de Minas, ao lado da equipe da Fartura. Ele é os olhos, o paladar e o coração do público em campo.
Visitamos o Mercado Municipal de Montes Claros, onde a vida pulsa no tabuleiro da Dina e na barraca de Charles.
Sentamos à mesa com Maria, em Velha Manga, com seu peixe na brasa e seu arroz com pequi.
Brindamos com Claudionor, guardião centenário das cachaças de Januária.
Tocamos a figueira de raízes expostas no quintal de Dona Lourdes e sentimos a força do buriti nas mãos de quem faz dele remédio e sustento.
Tudo isso virou vídeo, texto, arte, memória!
Conteúdo que tem alma, estratégia que tem propósito
A Odd assinou a identidade visual e toda a comunicação da Expedição, dos posts aos sentimentos.
Cada formato foi pensado para que as pessoas não só vissem, mas sentissem o cheiro das comidas, ouvissem o barulho da lenha estalando... Nosso objetivo se fincou em honrar os personagens reais, valorizar os produtores locais e provocar o encantamento do público.
Expedição Caminhos por Minas é também um lembrete:
Quando a comunicação acolhe, ela vira memória.
E quando tudo isso se junta com a força da cultura, nasce um Brasil que dá orgulho, dá gosto e dá vontade de seguir estrada.